Castelo de Paderne


O Castelo de Paderne é um dos que figuram na Bandeira de Portugal e foi conquistado aos mouros por D. Paio Peres Correia em 1242.


Informações úteis
:

Monumento não aberto ao público.

Marcação prévia da visita através:

Tel.: 289 599 508

E-mail sed@cm-albufeira.pt


Tutelado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve

Rua Francisco Horta n.º 9, 1.º Dt.º 8000-345 Faro

Tel.: 289 896 070

E- mail: geral@cultalg.pt

Sítio: www.cultalg.pt

Responsável: Dr.ª Natércia Magalhães


Recomendações: marcação prévia da visita

Acesso condicionado a viaturas

Aconselha-se o uso de vestuário e calçado prático e chapéu e devem levar água

Não dispõe de WC, nem qualquer serviço de apoio ao visitante



O CASTELO
O castelo de Paderne foi edificado no século XII, já na fase final da ocupação islâmica, com objectivos de defesa, face à ameaça que constituía então o movimento de Reconquista.

O recinto fortificado apresenta uma superfície trapezoidal quase quadrangular, e ocupa uma área de 1000 m2 aproximadamente, sendo ainda visível o traçado da muralha.

A 2,20 m da fase externa da muralha oriental, ergue-se a torre albarrã com 10 m de altura e formato quadrado. Trata-se de um novo mecanismo de defesa utilizado nas construções militares do período almóada. Associada a esta torre estava uma barbacã, antemuro que servia de defesa a uma porta em cotovelo, posicionada no ângulo oposto à torre albarrã.

O castelo constitui um dos exemplares mais significativos da arquitetura militar, em taipa, em território português. Classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 516/71 de 22-11, e adquirido pelo Ministério da Cultura, através do IPPAR, no ano de 1997.