Centro Paroquial de Paderne

Visão: Tornar o Centro Paroquial de Paderne, na sua área de intervenção social, uma referência de excelência, onde a Comunidade se reveja neste Centro, enquanto expressão de harmonia entre crianças, jovens, seus pais e avós.



Informações Úteis


Todas as visitas devem ser marcadas previamente.

O número de participantes depende do tipo de valência a visitar e actividade a realizar.

O Centro encontra-se disponível para receber actividades que as escolas desejem apresentar.



Recomendações

Não falar alto;

Respeitar as regras da Instituição (de acordo com explicação da pessoa responsável);

Desinfectar as mãos à entrada da Instituição.

Especificas - Lar:

Não invadir os espaços reservados.

Especificas - Creches:


Calçar sobressapatos, fornecidos pela Instituição, antes de entrar nas salas dos bebés que ainda não andam.




O CENTRO


O Centro Paroquial de Paderne é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS), que se encontra sediada na freguesia de Paderne.

Tem como objectivo dar assistência e apoio um vasto grupo de pessoas, desde a primeira infância até à terceira idade, por meio de respostas sociais, tendo sempre presente a natureza unitária e global da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade; o aperfeiçoamento espiritual, moral, social e cultural da comunidade; a sua participação activa na resolução das próprias carências e na elevação do nível de vida da população; o espírito de convivência e solidariedade social como factor decisivo do trabalho em comum para a valorização integral dos indivíduos, das famílias e demais agrupamentos da comunidade.

Para tal, esta Instituição criou um Centro Comunitário, em Paderne, para desenvolver as suas actividades, no âmbito do apoio social e humanitário, contendo várias respostas sociais, de forma a colmatar as necessidades de um conjunto de pedidos sociais, nomeadamente as respostas de Creche, Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Este estabelecimento social conta com outros serviços e espaços, nomeadamente: auditório e ginásio ao serviço da comunidade; salão de cabeleireiro; refeitório social; salas de actividades; sala de formação, capela e um jardim que circunscreve todo o edifício, criando um espaço de passeio e distracção dos seus utentes.

No Centro Comunitário de Paderne, situa-se a Creche Gente Miúda, que dá resposta a cinquenta utentes, através de três salas de actividades e uma de berçário, pelas quais as crianças são divididas de acordo com a idade. Esta resposta conta ainda com um amplo espaço exterior, apetrechado adequadamente às idades dos utentes do mesmo.

Para além da creche, existe um Lar de Idosos com lotação para 39 utentes que conta com salas de actividades, cabeleireiro, 2 salas de estar, 1 sala de visitas, Capela, Ginásio, Auditório, Sala Formação, Refeitório, Cozinha, Lavandaria e um jardim na envolvência do edifício que faz com que os utentes usufruam de um agradável espaço de passeio e lazer. Desta resposta, faz parte um espaço para Centro de Dia, comum ao Lar.

Neste edifício ainda é coordenado e organizado um serviço de Apoio Domiciliário, a idosos com necessidades a nível de alimentação, higiene, tratamento de roupas, higiene habitacional e outras ajudas nas suas tarefas diárias. Trata-se de um serviço realizado todos os dias do ano a cerca de 30 utentes.


Em Ferreiras, o Centro Comunitário conta com o estabelecimento social anexo à Igreja Paroquial, onde funciona a Creche São José. Esta dá resposta a trinta e cinco famílias, através de duas salas de actividades e uma de berçário, pelas quais as crianças são divididas de acordo com a idade. Para além disso, é constituída por sala polivalente, instalações sanitárias para crianças, adultos e deficientes, secretaria, sala de educadoras, pátio exterior, cozinha, despensa, refeitório e zona de lavandaria.

Em Albufeira, funciona o estabelecimento Centro Social Quinta da Palmeira, com as respostas sociais de Creche e Lar de Idosos. A Creche, de nome “Os Palmeirinhas”, dá resposta a sessenta e nove famílias, através de quatro salas de actividades e duas de berçário, pelas quais as crianças são divididas de acordo com a idade. O Lar de Idosos dá resposta a 19 utentes, e tem ao dispor dos mesmos, além dos 10 quartos duplos, uma sala de actividades, duas salas de convívio, uma sala polivalente, instalações sanitárias, cozinha e refeitório, enfermaria, lavandaria e uma zona exterior de jardim. A cozinha e a zona de lavandaria são espaços comuns à creche e ao lar.

Hoje, o Centro Paroquial de Paderne presta serviço a um total de 250 utentes (entre crianças e idosos), e emprega cerca de 80 funcionários. Para além disso, mantém as portas abertas à comunidade onde se encontra inserido.